Helloubs,
Após todo o alvoroço causado pela estreia da série, Os 13 Porquês, na Netflix, decidi assistir e percebi que era necessário falar sobre ela.
A série, para quem não sabe, é uma adaptação do livro Por Treze Razões, escrito por Jay Asher. O livro teve seu lançamento em 2007 e agora, após 10 anos, teve a atenção necessária para o tema no qual é abordado.
![]() |
| Foto de divulgação |
Muitos aguardavam a série, ansiosos por serem fãs da cantora Selena Gomez, pois ela foi uma das produtoras. Se surpreendeu quem assistiu até o final e viu o resultado.
O tema abordada na série é o bullying, o suicídio, problemas pelo os quais constantemente presenciamos e deixamos passar abatido.
A série é contada através de acontecimentos gravados em fitas e a reprodução delas. Clay recebe as fitas em sua casa e começa a escutá-las, quando percebe de quem é a voz nas fitas ele fica totalmente em choque, a voz era de Hannah. Hannah Baker conta em 7 fitas os motivos pelo os quais ela decide tirar sua vida. Ela certifica-se para que cada pessoa, que é um dos seus porquês, receba a fita e perceba os danos que atos, no ponto de vista do praticamente inofensivos, causou na vida dela.
![]() |
| Foto de divulgação |
O livro e a série aborda algo muito maior do que só mais um entretenimento que foi produzido para adolescentes. O que é contado, são histórias que acontecem com nossos amigos, parentes e até mesmo dentro de nossa própria casa. É desde o pai ausente até a brincadeira "inofensiva" dos colegas de classe.
Hoje eu quero deixar não só uma resenha, uma novidade sobre uma série que estreou. E sim uma mensagem; assistam a série, tenham um olhar critico, tentem entender que sua irmã, seu amigo, podem estar passando por algo parecido, não deixem que existam Hannah's na nossa realidade. Se você é uma Hannah, se abra com seus pais, com uma pessoa de confiança, alguém que te dê suporte para enfrentar situações que muitas vezes fogem do nosso controle. E acima de tudo isso, não seja o "porque" de alguém.
Enjoy!!!


